Notícias

Mossoró busca excelência na gestão hídrica rural com modelo reconhecido mundialmente

20/01/2026

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Mossoró (AGRM), busca aperfeiçoar a gestão de recursos hídricos na zona rural do município, inspirado em modelo de referência internacional.

Representantes da Seadru, AGRM e lideranças comunitárias rurais estiveram nesta semana no município de Russas, no estado do Ceará, conhecendo o Sistema Integrado de Saneamento (SISAR). A iniciativa marca um passo importante nas tratativas que vêm sendo conduzida pela Agência Reguladora de Água, em parceria com a Secretaria de Agricultura.

O objetivo da Prefeitura de Mossoró é aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos na extensa zona rural de Mossoró, adotando como inspiração o modelo SISAR. Ele é reconhecido mundialmente por sua eficiência na administração de água em comunidades rurais.

A comitiva mossoroense foi representada pelo secretário interino da Seadru, Raniere Barbosa, pela presidenta da AGRM, Carolyne Oliveira, além dos líderes das agrovilas Real, APAMA, Pomar, Paulo Freire, Poço 10 e Vila Ângelo. O presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes de Melo.

“Fizemos uma visita ao sistema SISAR, referência mundial em gestão de água para, especificamente, comunidades rurais. Na oportunidade, levamos uma caravana para fazer esse intercâmbio com vários líderes de comunidades do polo Maísa, além do representante do Sindicato da Lavoura de Mossoró para conhecer e ter o entendimento que a partir desta visita a gente ter esse entendimento aqui na zona rural de Mossoró sobre o abastecimento e gestão de água. Foi aberto um canal de diálogo com o SISAR para aprofundar essa parte de gestão e até mesmo pensar um modelo adaptado para a região de Mossoró”, explicou Raniere Barbosa.
Visita ao Sistema Integrado de Saneamento (SISAR). Foto: Divulgação/PMM

A equipe do SISAR fez uma apresentação detalhada de todo o seu modelo de gestão, explicando os pilares de sustentabilidade, participação comunitária, operação técnica e manutenção financeira que garantem o sucesso e a longevidade do sistema. Em seguida, foi realizado um debate com as comunidades rurais presentes, onde dúvidas foram sanadas e realidades específicas de Mossoró foram colocadas em perspectiva.

A comitiva mossoroense realizou ainda uma visita de campo a comunidades rurais onde o sistema já está plenamente implementado. O grupo viu de perto toda a gestão e o funcionamento prático. Houve uma conversa direta com os moradores e usuários do sistema. Eles relataram, na prática, os benefícios da gestão eficiente, da qualidade da água e da autonomia comunitária.
Sistema reconhecido mundialmente está instalado no município de Russas/CE. Foto: Divulgação/PMM